top of page

SOBRE O PROJETO

Este projeto com duração de 24 meses será executado nos municípios de Sobradinho, Sento Sé, Casa Nova, Remanso e Pilão Arcado na Bahia localizados no Território do Sertão do São Francisco, visa a inserção de, no mínimo, 30 mulheres no sistema de produção de mel, permitindo reduzir as desigualdades de renda e gênero. Para melhor e mais se atingir o êxito desta proposta será utilizado a estrutura existente a partir de projeto da Embrapa com a Chesf e outras instituições “Ações de desenvolvimento para produtores agropecuários e pescadores do território do entorno da Barragem de Sobradinho-BA”. É reconhecido que a apicultura/Meliponicultura é uma das poucas atividades agropecuárias, que, sendo conduzidas de maneira racional, atende aos três requisitos da sustentabilidade: o econômico, o social e o ecológico. Sendo assim, fornece renda para o apicultor/meliponicultor, ocupa mão de obra familiar ou contratada e contribui para a preservação da flora nativa.

A Univasf em parceria com a Embrapa Semiárido, Chesf e outras instituições, incluindo cinco prefeituras estão executando o projeto “Ações de desenvolvimento para produtores agropecuários e pescadores do território do entorno da Barragem de Sobradinho-BA” em uma área de 40.129,6 km², com previsão de encerramento para dezembro de 2016, envolvendo 50,0 % dos municípios do Território do Sertão do São Francisco, contemplando 65,0% da área total e 56,4% da população rural, no entanto não prioriza o envolvimento da mulher na exploração da apicultura/meliponicultura e sabe-se que é uma atividade que não exige muito esforço físico e a importância do projeto com a distribuição das unidades de produção de mel e da capacitação no manejo apícola/meliponícola, contemplando exclusivamente mulheres é inovadora, pois se baseia na inserção na ocupação e geração de renda (autônomo) para um grupo de, no mínimo, 30 mulheres no sistema de produção de mel, permitindo reduzir as desigualdades de renda e gênero, visto que existem mulheres executando estas ações com tamanha ou mais eficiência que o homem.

 

A apicultura/Meliponicultura é uma das poucas atividades agropecuárias, que, sendo conduzidas de maneira racional, atende aos três requisitos da sustentabilidade: o econômico, o social e o ecológico. Sendo assim, fornece renda para o apicultor/meliponicultor, ocupa mão de obra familiar ou contratada e contribui para a preservação da flora nativa.

 

As plantas produzem flores (néctar, pólen e frutos), que são utilizados por toda a cadeia alimentar. Preservar estes recursos, e restaurá-los onde desapareceram, faz parte das responsabilidades sociais da atualidade. O maior propósito do manejo das abelhas nativas é a conservação da flora nativa que tem nesses polinizadores um dos vetores mais importantes para a manutenção da qualidade dos ecossistemas e, consequentemente, da qualidade de vida de todas as espécies.

 

Os produtos resultantes das atividades de coleta das abelhas, como o mel, pólen, própolis e geleia real, representam uma alternativa econômica e ecologicamente sustentável dos recursos naturais, uma vez que a apicultura/meliponicultura tem na preservação da vegetação como primeiro requisito para a sustentabilidade, pois sem as flores não existe a produção de mel e nem de pólen. O semiárido, onde existem vastas extensões de terra com vegetação nativa para a produção de mel orgânico, ou seja, aquele livre de contaminação ambiental (por agrotóxicos), revela-se como uma região capaz de sobressair-se nesta atividade econômica no âmbito nacional e internacional.

Nossa Equipe



A equipe técnica em rede é formada por pesquisadores/docentes da Embrapa, UFRPE, UFPE, UNIVASF, EBDA e UEFS, contemplando ações de Extensão e pesquisa para cinco municípios do entorno da Barragem de Sobradinho, situados no Território do Sertão do São Francisco. Também está previsto a realização de análises químicas e biológicas (atividade antioxidante) que ateste a qualidade orgânica de acordo com as normas vigentes dos produtos apícolas e meliponícolas.

 

Projeto: Inserção e capacitação da mulher em atividade da agricultura familiar em Munícipios do Território do Sertão próximo ao rio São Francisco

Territórios componentes da proposta

Território do Sertão do São Francisco – Municípios de Sobradinho, Casa Nova, Remanso, Pilão Arcado e Sento Sé na Bahia.

 

Envolvimento do proponente e da Instituição da Coordenadora

 

A Univasf embora seja uma instituição relativamente nova com apenas 10 anos, já existem vários trabalhos na área de extensão e pesquisa. Com atuação voltada para a sustentabilidade dos sistemas de produção agrícola no Semiárido brasileiro, nas áreas de agropecuária dependente de chuva, agricultura irrigada e recursos naturais. As pesquisas realizadas buscam inovações tecnológicas que contribuem para o desenvolvimento e a sustentabilidade da agropecuária no Semiárido brasileiro, preservando os recursos naturais e a diversidade do Bioma Caatinga.

Notícias:

Chamada para extensão e pesquisa em núcleos de desenvolvimento territorial tem 89 projetos aprovados



Resultados da Chamada Pública CNPq/MDA/SPM-PR nº 11/2014 para apoiar projetos de Núcleos de Extensão em Desenvolvimento Territorial (Nedets). 
21 de Outubro, 2014

BIOFITO APROVA PROJETO DE EXTENSÃO EM EDITAL DO CNPQ



Clique aqui para resultado

20 de Outubro, 2014

SOU UM TÍTULO



Sou um parágrafo. Clique aqui para adicionar o seu próprio texto e editar-me. Conte um pouco mais sobre você para seus clientes.

12 de Julho, 2023

Florada de Juazeiro

Florada de Juazeiro

Florada de Juazeiro

Florada de Juazeiro

Florada de Umbuzeiro

Florada de Umbuzeiro

Florada de Umbuzeiro

Florada de Umbuzeiro

Florada de malva

Florada de malva

Florada de Jurema Rosa

Florada de Jurema Rosa

Florada  de Juazeiro

Florada de Juazeiro

Florada de Ervas ribeirinhas

Florada de Ervas ribeirinhas

Florada de Ervas ribeirinhas

Florada de Ervas ribeirinhas

Florada de Ervas ribeirinhas

Florada de Ervas ribeirinhas

Florada de Ervas ribeirinhas

Florada de Ervas ribeirinhas

Enxame natural

Enxame natural

Cactaceae

Cactaceae

Jurema rosa

Jurema rosa

Florada

Florada

Abelha Apis visitando uma Malvaceae

Abelha Apis visitando uma Malvaceae

Apiário na Caatinga

Apiário na Caatinga

Ninho de Mandaçaia

Ninho de Mandaçaia

Mandaçaia

Mandaçaia

Contate-nos: projetomeliapis@gmail.com

Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola - EBDA;

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária- EMBRAPA- Semiárido Prefeitura Municipal de Casa Nova;

Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE;

Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF;

Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS;

Universidade Federal de Pernambuco

Prefeitura Municipal de Pilão Arcado;

Prefeitura Municipal de Remanso;

Prefeitura Municipal de Sento Sé;

Prefeitura Municipal de Sobradinho;

Companhia Hidro Elétrica do São Francisco - CHESF.

 

  • w-facebook
  • Twitter Clean
  • w-googleplus
folha

© 2015 por Anarcorisco powered by Wix.com

bottom of page